Operador Econômico Autorizado

Livro do Morini

ABEAD INDICA: Logística Internacional Segura

Nos próximos anos, todas as empresas que fazem comércio exterior (importação e/ou exportação) no Brasil buscarão se adequar às regras do Operador Econômico Qualificado (OEQ) e a um conjunto de iniciativas para a gestão de risco na cadeia de suprimentos global (supply chain risk management – SCRM), o que também se convencionou chamar de “cadeia logística” segura.
Este livro abriga um estudo que tem por objetivo ampliar o conhecimento referente às novas iniciativas em âmbito aduaneiro e logístico no comércio internacional, estudar e observar como outros países – que são considerados referências – estão colocando em prática esses mecanismos, aplicar tais questões para a realidade brasileira e visualizar os benefícios que seriam alcançados pelo país.
O Capítulo 1 discorre sobre logística, cadeia de suprimentos, operadores logísticos e a questão da segurança. O Capítulo 2 contém uma apresentação sobre a Organização Mundial das Aduanas (OMA), em seguida a definição de Operador Econômico Autorizado (OEA), os critérios de habilitação e os benefícios obtidos com a sua implantação. Além disso, são apresentadas algumas certificações que também fazem parte da construção da segurança na cadeia de suprimentos global, como ISO 28000, ISO 31000 e ISPS Code.

 

Título
Logística Internacional Segura
Subtítulo
Operador Econômico Autorizado (OEA) e a Gestão de Fronteiras no Século XXI
Autor
Cristiano Morini; Gustavo Leoce

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *