Institucional

A ABEAD – Associação Brasileira de Estudos Aduaneiros – é uma associação civil, com a finalidade científica, com sede em Belo Horizonte, tendo como objetivo primordial o estudo da Legislação Aduaneira e Comércio Exterior, através de discussões, palestras, seminários, congressos, fóruns, debates e treinamentos .

Fundada sob a inspiração do Dr. Homero Leonardo Lopes, ex-auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, com atuação primordialmente na fiscalização aduaneira, ex-professor da ESAF – Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda, e, atualmente, a ABEAD destina-se aos profissionais com conhecimento e atuação na área de Comércio Exterior, visando difundir melhor o tema nacionalmente, e auxiliar no desenvolvimento do Comércio Exterior do Brasil.

Em um país como o Brasil, onde inúmeras são as desigualdades sociais e intelectuais, conhecer bem o comércio exterior e sua legislação correspondente é essencial para o progresso das relações comerciais.

A ABEAD possui regionais nos estados do Bahia, Ceará, Espírito SantoPernambuco e Distrito Federal.

É nesse contexto, de um Brasil em constante crescimento, que surge a necessidade de discutir a legislação aduaneira de nosso país, sempre com vistas ao seu desenvolvimento, ao seu crescimento, ao aumento da riqueza nacional e a melhoria do bem-estar da nossa sociedade.

A sua participação é fundamental e muito bem-vinda para a ABEAD atingir seus objetivos.

Associe-se!